O CURSO



O curso de Matemática Licenciatura prepara profissionais para atuarem como docentes nas disciplinas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, e de matemática no Ensino Médio.

O curso prepara os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, buscando, assim, encaminhamento básico para estudos de pós-graduação e pesquisa avançada.

Nesse contexto, o curso garante que seus egressos tenham sólida formação de conteúdos matemáticos; formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor; formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como a experiência de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática; e formação geral complementar envolvendo campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério. 


Dados
Os cursos de Matemática - licenciatura em Matemática foi reconhecidos pela Resolução nº127 de 23 de agosto de 2006.


Duração do Curso
Mínimo de sete semestres.


Perfil do Egresso
O curso de Matemática Licenciatura oportuniza a seus egressos uma formação pedagógica e matemática que promova tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como a experimentação de novas propostas. Também possibilita uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério.


Diferenciais do curso
Laboratório de Aprendizagem Pedagógica e Educação Matemática (LAPEM) que conta com materiais e softwares educativos, uma biblioteca própria na área de Educação Matemática (em estruturação) e toda infraestrutura para o desenvolvimento de aulas teórico práticas;

Laboratórios de Informática com excelente infraestrutura;

Possibilidade de formação continuada através do curso de especialização em Educação Matemática: Formação Docente na Contemporaneidade e Matemática Financeira aplicada à Gestão de Negócios e de cursos de Extensão na área.



Competências e Habilidades

  • Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de matemática e que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios; 
  • Profissionais que tenham uma visão abrangente do papel social do educador e uma visão histórica e crítica da matemática nas várias fases de sua evolução;
  • Formar profissionais que tenham a capacidade de expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;
  • Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em educação;
  • Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos;
  • Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo;
  • Oportunizar a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão;
  • Possibilitar experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu;
  • Proporcionar experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica;
  • Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente;
  • Formar profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de criar, compreender, avaliar criticamente e utilizar novas idéias e tecnologias em seu trabalho pedagógico;
  • Saber analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas; e planejar cursos com criação e adaptação de métodos pedagógicos.


Mercado de Trabalho
 
         Os egressos da licenciatura em Matemática encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas do Rio Grande do Sul é suficiente para absorver os profissionais do curso. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área, o que contribui para a valorização profissional. Além disso, a expectativa de trabalho em escolas vem sendo substituída por outras alternativas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico, em campos especializados como: estatística, centros de processamento de dados, e assessoramento em instituições públicas e privadas. Também em áreas menos formais como professor de empresas, professor de aulas particulares, de cursos preparatórios e outras.

Histórico do curso

O curso de Matemática - licenciatura, desde a sua implantação no ano de 2006, está alicerçado no princípio de que o profissional deve ser um educador preparado, ético, reflexivo e investigativo, comprometido com uma educação que atenda as demandas contemporâneas da sociedade e consciente da necessidade de atualização permanente.

Ao longo destes anos, o curso tem se consolidado através da construção de espaços de discussão, reflexão e atuação, buscando a formação de um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos aliados a uma formação pedagógica que considere a evolução da educação matemática. Estes espaços de discussão estão se materializando na existência do Laboratório de Aprendizagem Pedagógica e Educação Matemática, no curso de especialização em Educação Matemática e na Semana Acadêmica da Pedagogia e Matemática.
 

Coordenação

Coordenadora do Curso
Rosane Cardoso Pereira
Email: rosane.pereira@ulbra.br
Fone: (51) 36262000 - Ramal 153

Coordenadora Adjunta do Curso
Viviann de Almeida Pereira
E-mail:
viviann.pereira@ulbra.br
Fone: (51) 36262000 – Ramal 172