PROJETO PEDAGÓGICO


O curso tem um enfoque humano e científico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula e nos laboratórios e passível de vir a ser complementada através das linhas de pesquisa nas áreas de Educação Matemática envolvendo as mais variadas tendências.
O curso visa atingir atuação em pesquisa, com grupos especializados que venham a desenvolver projetos nas áreas de educação matemática. O curso tem inserção na pós-graduação em Educação Matemática.


Missão

Busca permanente da excelência no atendimento das necessidades relativas à Matemática e Educação Matemática e a aprendizagem, visando formação de um profissional ético, reflexivo, investigativo e comprometido com a prática docente e profissional.

Visão

Ser um curso de excelência reconhecido nacionalmente pela formação de profissionais altamente capacitados na área de Matemática – licenciatura.

Atividades Acadêmicas

As atividades complementares são experiências extracurriculares adquiridas pelo aluno durante o período que frequenta o curso. Tem como objetivo complementar a formação do acadêmico (Art. 3º - LDB Lei nº 9394/96). Para o currículo de licenciatura deverá ser comprovado 200 horas. :
A Universidade considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso escolhido.
As atividades complementares são atividades Acadêmicas Científicas Culturais (ACC) e devem ser desenvolvidas em três níveis


Ensino - Extensão – Pesquisa

 Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Ensino:
  1. Disciplinas eletivas não previstas na estrutura curricular do curso de licenciatura em Matemática;
  2. Cursos realizados em outras áreas afins;
  3. Monitoria de ensino e laboratoriais, como bolsistas ou voluntários;
  4. Estágios extracurriculares em áreas afins;
  5. Visitas programadas/técnicas;
  6. Atividades acadêmicas a distância;
  7. Experiências profissionais relevantes para o desempenho da profissão de professor de Matemática.
Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Extensão:

  1. Cursos diversos: informática, idiomas e outros relevantes para a profissão de professor de Matemática;
  2. Participação em eventos científicos, congressos, simpósios, jornadas e palestras;
  3. Trabalho voluntário comunitário na área do conhecimento;
  4. Participação em oficinas e cursos de extensão oferecidos em instituições de ensino reconhecidas;
  5. Vivência profissional complementar em áreas afins;
  6. Participação como representante de entidades estudantis.

Serão entendidas como atividades complementares na modalidade de Pesquisa:
  1. Iniciação Científica, como bolsistas de organismos de apoio à pesquisa e/ou como bolsistas voluntários;
  2. Pesquisa orientada com professor da área ou afins que estejam vinculados a organismos de apoio à pesquisa;
  3. Publicações de artigos em anais e revistas científicas, conforme normas específicas de pontuação;
  4. Apresentações de trabalhos de pesquisa em eventos científicos tais como: comunicações ou pôsteres em semanas acadêmicas e em feiras de iniciação científica organizadas por instituições de ensino superior;
  5. Publicação de livros sobre matemática ou ensino de matemática ou afins;
  6. Comparecimento e/ou assistência em defesa de trabalhos de conclusão de curso ou monografias. 
Importante:
O acadêmico deverá cumprir um mínimo de 10 % em cada uma das modalidades acima. Na licenciatura, a carga horária mínima em cada nível (Ensino, Pesquisa e Extensão) é de 20h.

Como validar:
As atividades complementares deverão ser comprovadas com documento original, junto à secretaria do curso de Matemática até o último semestre. Para isso, o acadêmico deverá entregar em uma pasta as atividades desempenhadas para a validação dos certificados.